ZOOTERAPIA: CONCEITO, FINALIDADE E APLICAÇÕES


Furbo: cão terapeuta.
 
 A Zooterapia consiste em uma terapia realizada com a presença de animais e busca promover no paciente estímulos ao toque para despertar sua sensibilidade tátil ou até mesmo reações psicológicas e emocionais.
   Além disso, sabe-se que o convívio com os animais aumenta a auto estima, bem como também fortalece o sistema imunológico dos pacientes.
   A Zooterapia demonstra-se eficaz em várias áreas, aí incluída a área educacional. 
   A Educação Assistida por Animais - EAA - é dirigida e desenhada para promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas.
   O animal, no caso, é um catalisador: ele atrai, modifica e faz a conexão entre ambos os elementos.
   Segundo especialistas na área em questão, a EAA pode ser utilizada em diversos programas, tais como:
   - Educacional: proporciona o enriquecimento do vocabulário, incentiva a memória, melhora conceitos de cores, age na questão da socialização, dos limites, do raciocínio lógico, dentre muitos outros.
   - Físico: incentiva o progresso nas habilidades motoras, bem como também o equilíbrio na cadeira de rodas, entre outros.
   - Saúde Mental: favorece a interação entre os membros de um grupo, estimula o lazer e as atividades recreativas, além de reduzir a ansiedade, a solidão, o medo, dentre outros sentimentos negativos.
   Ciente dos inegáveis benefícios trazidos pela prática da Zooterapia a psicóloga Lisandra Garcia especializou-se na matéria e obteve a certificação para desenvolver a atividade.
   "Obtive inúmeros sucessos com a prática da zooterapia, dentre as quais destaco a utilização da técnica junto a APAE de Balneário Camboriú, na estimulação de bebês e na psicologia educacional", destaca Lisandra.