PROJETO COLCHA DE RETALHOS NA CASA DE REPOUSO BARÃO DE COTEGIPE

   Objetivando despertar talentos ou simplesmente praticar habilidades há muito adquiridas, a Casa de Repouso Barão de Cotegipe mantém oficinas para trabalhar a parte física e psicológica, entreter, socializar e, por conseguinte, valorizar a permanência dos idosos lá hospedados.
   Dentre as atividades desenvolvidas com os idosos da Casa de Repouso pode-se citar o artesanato, a pintura, a atividade física, os bingos, os jogos, os bailes, as dinâmicas em grupo, dentre várias outras.
   Recentemente, sob a supervisão e orientação da psicóloga Lisandra Garcia, foi desenvolvida uma atividade integrativa denominada Colcha de Retalhos.
   A atividade consiste em cada idoso participante expressar seus sentimentos, suas histórias e experiências num pedaço de tecido (retalho), através da pintura e da escrita.
   Posteriormente todos os retalhos serão unificados através da costura dando origem a uma colcha, uma peça única produzida conjuntamente.
   "A Colcha de Retalhos que foi construída mediante a comunhão de esforços e a criatividade dos participantes será exposta no hall de entrada e fará parte da decoração da Casa de Repouso. O intuito disso é levar ao conhecimento de todos que o avançar da idade não implica, necessariamente, na perda da capacidade de criar, de se superar e de se divertir", menciona Lisandra, psicóloga pós graduada em Gerontologia e Saúde do Idoso.
 
Colcha de Retalhos criada pelos hóspedes
da Casa de Repouso Barão de Cotegipe
exposta no hall da instituição.